quinta-feira, 23 de outubro de 2008

esportes desconhecidos

squash


Squash é um esporte praticado com raquetes e com uma pequena bola oca preta de borracha por dois jogadores (ou 4 jogadores para disputa de duplas) em uma quadra fechada por 4 paredes, sendo a traseira de vidro. Nas competições de profissionais as quatro paredes são de vidro e a bola é branca.
Quando a bola atinge a parede ela é esmagada (do inglês squashed), o que originou o nome do esporte.
badminton


O Badminton é um esporte individual ou de duplas, semelhante ao Tênis, praticado com raquete e uma peteca ou volante.
O jogador olímpico dinamarquês de badminton Peter GadeEsse esporte existe há mais de 2000 anos e é o segundo esporte mais praticado no mundo[carece de fontes?], sendo o mais rápido esporte de raquetes, com a peteca alcançando velocidades de até 350 km/h em um "smash".
softbol


O softbol é um desporto muito parecido com o beisebol, sendo as regras praticamente as mesmas. As principais diferenças entre o softbol e o beisebol são as dimensões da bola (maiores no softbol), as dimensões do campo (menor do que o de beisebol) e o tempo de jogo (que é de sete entradas no softbol, em vez de nove). Além disso, o lançamento no softbol é completamente diferente, tem de ser feito por baixo, junto à anca. Outras regras menos expressivas como o roubo de bases e a mecânica das substituições de jogadores também diferencia estas modalidades. Em termos de alta competição o softbol é maioritariamente praticado por equipas femininas.
O objectivo do softbol, tal como o do beisebol, é marcar o maior número possível de pontos ("corridas") para vencer o jogo.
patinaçao de velocidade


Também conhecida como speed skating, é um esporte praticado em pistas de gelo.
Nas provas individuais, os atletas competem em pares em volta de uma pista de gelo no sentido anti-horário.
Já nas provas de 500m (com duas baterias), os atletas competem uma só vez e quem tiver o melhor tempo vence.
Existem também as provas de perseguição por equipe, onde dois times de três patinadores largam ao mesmo tempo, só que de dois lados diferentes da pista.
A velocidade dos competidores pode chegar a 60 km/h. Ultrapassagens ilegais, contato intencional e obstrução são motivos para desqualificação dos atletas envolvidos.


tiro esportivo


O tiro desportivo é uma modalidade esportiva que envolve teste de precisão e velocidade no manejo de uma arma de fogo ou ar comprimido. A prática dessa modalidade requer treinamento e disciplina. É indispensável o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) como óculos e protetor auricular.
Todas as normas são reguladas pela ISSF (International Shooting Sport Federation) organismo internacional sediado na Alemanha
O tiro com arco não é considerado dentro deste desporto e é regulado por uma federação própria, a FITA.